Textos

MAPA DO TESOURO
 
As Sagradas Escrituras é um Manual de Vida,  o Livro de Provérbios sem dúvida é um Manual sobre as Leis da Conduta, o capítulo deste dia, deste dia 03 é o capítulo 03. Através do Capítulo 03 percebemos que Deus se importa com cada um de nós e sabe que somos únicos.

Ele, como Criador de Universo e Autor de nossas vidas, sabe que Ele nos concedeu o Livre Arbítrio, mas Ele nos Ama tanto, que Ele insiste em nos ensinar o caminho da felicidade e da abundância.

O capítulo 03 de Provérbios é o mapa para esse tesouro. Deus em sua Sabedoria sabe da importância do nosso coração, não apenas como um músculo que  bombeia o nosso sangue, mas de uma forma ilustrativa o nosso coração é o centro dos nossos pensamentos, ideias e emoções.

Para sermos realmente felizes precisamos guardar as ordenanças de Deus em nosso coração. Porque em nosso coração? Porque o nosso coração é a sede de nossas emoções. Porque é em nosso coração que articulamos nossos pensamentos que vão gerar nossas emoções e posteriormente nossas ações. Em nosso coração, ou seja, em nossa mente é onde tudo acontece. Deus não é invasivo, Ele nos diz “permite que o teu coração guarde os meus mandamentos” – KJA 03:01.

Muitas vezes somos tentados a confiar em nós mesmo, no que fizemos, em nosso biografia e pensamos que podemos alguma coisa... A resposta está no versículo 5 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento”. Ou seja, vivemos em um mundo onde primeiro temos PERCEPÇÕES pelos nossos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), através destes cinco sentidos, após a percepção do ambiente, alimentamos nossa mente e articulamos nossas ideias, em seguida, nossas ações. A métrica segue a lógica. Iremos colher os resultados das nossas ações.

Como somos humanos, temos a tendência ao "eu" , a acharmos que somos alguma coisa e ainda ter argumento para isso. Somos Dele queridos, somente Dele. Não somos nada sem Ele. Se Ele não reger nossa vida, não sabemos nem mesmo se daqui cinco minutos teremos os cinco sentidos.

Não vou dar exemplos porque não gosto que meus textos sejam apelativos para o emocionalismo e sensacionalismo. O que vale é o Conhecimento de Deus, e é isso que estou buscando e compartilhando.

Quando escrevo para você, escrevo também para mim. Estou de fato me reinventando e buscando  conhecer cada vez mais o nosso Deus.

Sabe aquelas pessoas que tem razão em tudo? Que não conseguimos nem mesmo dialogar com elas? Então... Se estribam nos próprio entendimento. Confiar no Senhor de Todo o coração é confiar com os pensamentos, com a razão, com a emoção, com as ideias, com a vida. Ter ações dentro da vontade dEle. 

Tudo tem uma lógica explícita o decorrer do capítulo 03, quando confiamos nEle e não estribamos em nosso “eu”, passamos a RECONHECÊ-LO em todos os nossos caminhos... Há... meu querido, a partir daí só alegria em nossas vidas... É fácil escrever não é mesmo... Mas não é fácil viver isso na íntegra. Trata-se de um treinamento diário que temos que fazer. Exige Determinação. Disciplina. Dedicação. Eu tenho certeza que com o CONHECIMENTO que estamos adquirindo iremos conseguir. É um desafio.  Mas com Ele vamos conseguir.

É algo tão sério, tão importante, que este capítulo 03 do Livro de Provérbios deve ser lido várias vezes. Se internalizado e praticado, o sucesso é garantido. A mudança surge como um nascer do sol, de dentro para fora. “Bem aventurado o homem que acha a sabedoria, e a pessoa que encontra o entendimento”.

Qual sabedoria? A Sabedoria que reconhece Deus como Senhor Absoluto de nossas vidas. A Sabedoria que compreende que neste ponto azul do universo onde habitamos, em escala cósmica, somos uma poeira, porém Ele se importa conosco. Somos completamente especial para Ele e Ele completamente nos ensina a ter uma vida plena. É exatamente para isso que existe as Sagradas Escrituras.

Qual entendimento? O entendimento de saber que tudo em nossas vidas inicia em um estado de percepção. Inseridos neste cenário de percepção, iremos ter os pensamentos, emoções que irão direcionar nossas ideias e posteriormente nossas ações.

Se quisermos sucesso, nossas ações devem ser direcionadas e canalizadas para o nosso propósito de vida alinhada às regras de Conduta que Deus nos ensina.

Quando Salomão nos orienta que “o teu coração guarde os meus mandamentos” é guardar em nossa mente e praticar de tal forma até que faça parte do nosso subconsciente. Mais uma vez repito, determinação, disciplina e dedicação.

Salomão tinha minas e minas de ouro e metais preciosos, logo, justifica que a sua linguagem sempre fazia  comparações com a busca incessante do s tesouros  – “Se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como a tesouros escondidos a procurares” – Como se procura a prata, tesouros, ouro? Dentro da superfície não é mesmo. Logo, cavando a terra. Deixe que essas palavras internalizem em seu coração, em sua alma, em suas emoções, que façam parte do seu consciente e subconsciente. Com determinação, disciplina e dedicação esta sabedoria que tanto almejamos fará parte de nós e estará como tesouros dentro de nós.

Estes ensinamentos nos trarão o equilíbrio que irá nos livrar das ansiedades. Todo desequilíbrio em qualquer área da vida gera ansiedade. “Ao passar da vida, na mão direita a sabedoria te garante longevidade; na mão esquerda, riquezas e honra” – versículo 16.

Para finalizar, quero deixar claro que guardar em nosso coração as ordenanças de Deus nos traz equilíbrio. O equilíbrio nos traz paz. A paz nos leva a tomar decisões sábias em todas as áreas de nossas vidas, e desta forma, não vivermos atordoados com as notícias deste mundo, das situações da economia, dos perigos, mas sim de fato, iremos observar o versículo 05 e “Confiar no Senhor de todo o nosso coração”.

Não deixe de ler o capítulo 03 na íntegra. Será vida para sua vida. Mergulhe neste Manancial que te espera agora mesmo.

By Fábia Braga.
Fábia braga
Enviado por Fábia braga em 04/07/2016
Alterado em 04/07/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Shandi-lee/flickr